2013_03_25 TAP 839 2

























Assim que consegui parar as investidas do passageiro do banco da frente desenhei as costas do assento e a mesa de refeição e depois aproveitei para tentar perceber a perspectiva da cabine do avião a partir do lugar que ocupava e tomando a cabeça do passageiro da frente como referência. Ainda lhe "saquei" umas quantas linhas das orelhas.

2013_03_25 TAP 839 1


























As mãos do passageiro do lado.

2013_03_24 Bar Vitelli



















Numa roda de desenho à porta do Bar Vitelli, famoso por ter sido usado para cenário de filmagens do filme "O Padrinho", com todos os participantes no retiro. O objectivo era, em dois minutos, desenhar um elemento qualquer que estivesse à nossa frente e passar o caderno para quem estava ao nosso lado até completar uma volta.

2013_03_24 Terraço do Mosteiro

























Com tempo para desenhar cheguei ao fim dos três dias em Savoca com a sensação que devia ter desenhado o dobro ou o triplo tantos eram os motivos de interesse mas perdi imenso tempo de nariz no ar.

2013_03_24 Catacumbas do Mosteiro



















Na catacumbas do Mosteiro dos Capuchinhos, em Savoca, podem ser vistos os restos mortais mumificados de notáveis locais, vestidos com o que resta das suas roupas do século XIX.

2013_03_23 Taormina



















Na deslocação a Taormina a desenhar a pares.
Taormina é um local turístico e animado e foi fácil arranjar um bom local para desenhar esta torre medieval e não só. O turista nem se apercebeu que estávamos a desenhar e sentou-se a ver quem passava. Pôs-se a jeito.

2013_03_23 Etna




















Depois de uma ascensão até ao topo do Monte Zoccolaro a 1770 m, foi possível disfrutar da vista do vulcão Etna e da fantástica paisagem que o cerca. Paisagem que pintei a aguarela num formato panorâmico.

2013_03_22 Monte Calvário



















Numa estadia de três dias em Savoca para um retiro de diários gráficos.
Na primeira oportunidade para observar  as vistas panorâmicas da zona optei por desenhar o recorte do relevo e incluir pequenos apontamentos. Numa elevação fronteira destacava-se o Monte Calvário transformado em igreja pelos jesuítas em 1736.

2013_03_22 Panorâmica da igreja Madre

Nas costas da igreja Madre de Savoca perdi conta do tempo a contemplar a vista (e também a desenhar, claro!) que se estendia até ao Etna. Ou até à Etna (montanha), como é chamado o vulcão pelos sicilianos.

2013_03_10 TPC

























No final de cada aula do curso de Iniciação ao Desenho da Nextart é-nos passado um trabalho para casa a executar no diário gráfico. O último consistia em combinar na mesma composição três objectos/conceitos em comum. Numa associação muito livre combinei o bebedouro de jardim com o mapa do mesmo jardim e com os pictogramas presentes no mapa.

2013_03_09 Zoo de Lisboa


Basta percorrer as publicações mais recentes no blog dos urban sketchers portugal para dar conta dos vários workshops de desenho que ocorreram por todo o país. Eu escolhi seguir o Richard Câmara  num "Safari" por Lisboa que começou no Jardim Zoológico junto à cerca dos veados-da-birmânia com um exercício que consistia em colocar a mancha de cor do animal antes da linha.




Flamingos e hipopótamos. Linha e mancha. Cores suaves, cores garridas.



























A tentar captar as feições de um chimpazé.



2013_03_02 Cadeira_1


Enquanto Março não se decide a aquecer os dias para desenhar na rua.