2013_05_19 Jardins da Gulbenkian


















Fiquei a pensar como seria repetir este desenho sem utilizar a caneta. Apenas com pincel e aguarela.

2013_03_23 Etna


ETNA from Patrícia Pedrosa on Vimeo.

Video feito durante visita ao Etna, ou à (montanha) Etna como os sicilianos se referem ao vulcão, durante um retiro de Diários Gráficos, sobre orientação do Mário Linhares, com o tema "O espiritual no desenho".  Obrigado à Patrícia e ao Artur.

2013_05_21 Alameda Dom Afonso Henriques


















Acompanhado do estojo mínimo (caneta de ponta fina, pincel de água e caixa de aguarelas) e a esticar a hora de almoço. A Fonte Luminosa voltou a funcionar.

2013_05_05 Senhora do Monte
















Quando surge a necessidade de distanciamento das rotinas do quotidiano, ou apenas por puro lazer, subir a um dos miradouros de Lisboa deverá ser uma opção a considerar.










Desde a Penha de França até Santa Luzia sucedem-se as oportunidades de admirar as vistas sobre a cidade e de as desenhar no caderno.

Desenhos feito durante workshop de Diários Gráficos do Richard Camâra.

2013_05_14 Monumento a Azeredo Perdigão


















Das intervenções artísticas que sempre me despertam a atenção quando passo por perto, o monumento a Azeredo Perdigão da autoria de Pedro Cabrita Reis continua a exercer em mim o poder de atracção dos enigmas por revelar.
No local existe uma placa informativa com o seguinte excerto da memória descritiva que cito: "Para uma ideia em permanente construção a ideia de uma casa em construção para sempre."

2013_05_08 Culturgest


















Por vezes os desafios mais inesperados são os que produzem resultados mais surpreendentes.
Uma das maneiras de ser surpreendido pelo resultado de um desenho é faze-lo numa sala às escuras onde a única luz existente é a que emana do ecrã onde são projectados vídeos.




Ao mesmo tempo que os olhos se habituam à fraca luminosidade, tentar perceber, ao olhar para a sequência de imagens dos vídeos projectados, como registar e o que registar no papel. 





Para completar a surpresa, o resultado final só é desvendado depois de sair da sala.


Esta sequência foi feita na exposição de Michel Auder na Culturgest no workshop do João Catarino como resultado da sua proposta para desenho.  Se tivesse de escolher uma banda para o sonoro? A primeira ideia que me veio à cabeça foi Velvet Underground.

2013_05_04 Estádio Universitário de Lisboa

















Encontro inesperado no fim da tarde de Sábado. Numa zona esquecida do EUL repousa esta 'alfaia agrícola' em tempos destinada a um inacabado projecto de golfe. Grande contraste com a actividade que fervilhava nos campos de raguebi (ou rugby, a escolha é vossa que o acordo ortográfico é de quem o agarrar).

2013_05_03 Igreja da Graça

























A desenhar um pormenor da igreja, no miradouro com o Luis Moniz e o José Antunes.