2013_04_27 Convento da Arrábida

























Finalmente voltei a rever o caderno onde fiz este desenho durante uma visita ao Convento da Arrábida na última sessão do workshop de diários gráficos no Museu do Oriente sob orientação do José Louro.

2013_02_09 Voltar à Escola



















O meu ano lectivo chegou ao fim com a exposição na nextart de uma selecção dos trabalhos das aulas da turma de Desenho - Iniciação. Aprender os princípios básicos foi um estímulo e um incentivo para manter a prática regular de desenhar. Foi um ano inesquecível passado com uma turma concentrada em aprender e um professor empenhado em ensinar.
No fim de cada aula levávamos para fazer em casa exercícios relacionados com a matéria que estávamos a dar ou que iríamos dar. Foi um desses trabalhos feitos no caderno que escolhi para publicar pois para mim significou um avanço importante.
Foi quando, já em casa e a praticar os ensinamentos da aula, comecei a entender os "mistérios" da perspectiva. O modelo era um simples avião de papel, as linhas de construção ficaram curvas, e o papel acabou manchado por contaminação da aguarela do reverso da página mas nada disso importou. As linhas começavam a fazer sentido e a bater certo na minha cabeça.

2013_06_16 Real Fábrica do Gelo


















Localizada na serra de Montejunto a Real Fábrica do Gelo tem visitas guiadas que contam a história e explicam o funcionamento do complexo o que justifica plenamente a deslocação.

2013_06_11 Rua da 5ª Avenida




Voltei à Cova do Vapor com uma frase que me ficou na cabeça depois de consultar a página do colectivo EXYZT (onde falta uma versão com a tradução para português) com a descrição do projecto da Casa do Vapor. Arquitectura "auto-construída". 

2013_06_11 Rua da Alegria


























Foi essa arquitectura "auto-construída" que procurei descobrir e reproduzir nos desenhos destas duas ruas.

2013_06_16 Serra de Montejunto










Organizado pela AMCT e pela Isabel Esteves decorreu hoje um passeio pedestre à Serra de Montejunto para: "Desenhar, Caminhar, Conviver". E foi isso que aconteceu. Desenhar, caminhar, conviver. Ao Ricardo Silva e à Isabel os agradecimentos por um dia bem passado.

2013_06_14 Praia do Guincho









Inaugurado em Março o Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina está implantado em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais.
Andar a pé pelas dunas da Cresmina já é possível sem provocar danos ambientais. Três percursos em passadiços ligam a estrada da Areia à praia do Guincho, numa extensão total de cerca de 2,2 quilómetros. Toca a marchar. 

2013_06_08 Cova do Vapor (39º Encontro USKP)

















A Cova do Vapor é uma comunidade piscatória localizada na margem sul do Tejo, onde o rio encontra o mar. Destaca-se pelo seu forte sentido de comunidade e uma herança arquitetónica única, baseada na tradição de auto-construção. Da colaboração entre a comunidade local e o colectivo EXYZT nasceu o projecto CASA DO VAPOR. Convidados a apoiarem a divulgação do projecto os USKP para além da divulgação semanal que todas as terças feiras é feita no seu blogue, promoveram na CASA o seu 39º Encontro. 
Chamou-me à atenção a malha urbana que é atravessada por ruas tão estreitas que os telhados quase se tocam e os gatos agradecem a segurança dum sistema viário livre dos cães que circulam apressadamente ao nível do solo.


2013_06_06 Av. Guerra Junqueiro (Open Night)


















Hoje aconteceu, e está a acontecer, o Open Night Av Guerra Junqueiro e Praça de Londres dia 6 de Junho, evento de promoção comercial com muita animação e grande impacto mediático. "Pescado" para o evento por mero acaso, (aconteceu puxar pelo caderno no final do almoço e desenhava o carro estacionado no passeio o que levou à associação imediata com os Urban Sketchers por parte da empregada que me tinha trazido o café ) decidi aceitar o convite.
Voltei ao fim da tarde para fazer este desenho e constatar a grande animação nas ruas e a grande adesão ao evento. Enquanto desenhava, um de três policias que faziam ronda veio na minha direcção, espreitou  o que eu estava a desenhar e muito (bem) impressionado perguntou se eu tinha mais desenhos e dei-lhe  o endereço deste blogue. Fiquei a pensar em como estão diferentes as relações entre a policia e os cidadãos aqui e na Turquia.

2013_05_26/06_01 Jardim do Torel

























O antes de voltar e o depois de voltar.
Ontem à tarde voltei ao Jardim do Torel para acabar um desenho que não tive tempo de acabar no 38º encontro dos uskp. Desenho e bicicletas. Uma associação perfeita.

2013_06_01 Rua Vitor Cordon

























Depois a abordagem contrária. Do cimo da rua, a tentar captar a inclinação da descida.

2013_01_06 Rua da Conceição

























Ainda com a turma de desenho a desenhar o fim da Rua da Conceição e a subida para a Rua Vitor Cordon.

2013_06_01 Baixa Lisboeta



















Ontem foi um dia especial passado a desenhar e a disfrutar a cidade. De manhã e princípio da tarde com a turma de desenho da Nextart desenhámos na baixa de Lisboa. À vez, cada um de nós escolhia o objecto de desenho e o tempo de duração do mesmo. Foi retemperador sentir o tempo a fluir calmamente e observar a animação da cidade.