2013_07_26 Palácio dos Coruchéus











Desde Abril de 2013 que no bairro de Alvalade está aberta a Biblioteca Municipal dos Coruchéus .

2013_07_23 Knockin`on Heaven`s Door

Há um ano atrás, no dia 23 de Julho de 2012, publiquei neste blogue o meu primeiro desenho. Nada melhor que uma boa fita de "caubóis" para celebrar. O filme chama-se Pat Garrett and Billy the Kid e a música que acompanha esta cena, composta pelo Bob Dylan, chama-se (NókNók) Knockin`on Heaven`s Door.



2013_07_12 Farol do Esteiro




O farol do Esteiro está localizado na Mata do Estádio Nacional na Cruz Quebrada e define, juntamente com os Faróis da Gibalta e da Mama, o enfiamento de entrada da Barra Sul do Porto de Lisboa.

2013_07_11 Central Tejo










Durante a primeira metade do século XX a Central Tejo abasteceu de electricidade toda a região de Lisboa. Actualmente alberga o Museu da Electricidade.

2013_07_10 Farol do Cabo Raso

















2013_07_07 Jardins da Gulbenkian

















Com as temperaturas altas há já tantos dias os jardins são um bom local para fugir ao calor.

2013_07_06 Parque das Nações 40º












Fim de tarde de um dia abrasador, com vento quente, mas com vento.

2013_07_05 Interface Campo Grande



















No interface do Campo Grande juntam-se a ligação entre a linha verde do metropolitano e a linha amarela, com um terminal de transporte rodoviário, uma praça de táxis, os vendedores de cerejas da Cova da Beira, mais as novas bancas de venda de pastéis de nata a um euro cada, três custam dois e setenta, mais os distribuidores de publicidade ao professor Mamadu (sim, o professor Mamadu está de volta) com a garantia de cura para todos os males, uma florista muito velhinha que de manhã cedo quem a encontra a ajuda no transporte do carrinho com as flores, mais os gelados da Olá, as claques de futebol nos dias de jogo... enfim... é um local movimentado, feio e sujo, grafitado por todo o lado, com cacos de garrafas de cerveja pelo chão, habitado por bandos de pombos e diariamente cruzado por milhares pessoas nos seus afazeres quotidianos.
Hoje, com tempo disponível, os 40º graus do meio do dia empurraram-me para o primeiro local sentado e com sombra onde pudesses desenhar descontraidamente e foi para aí que fiquei virado.

2013_06_30 Esculturas de Roca

























No Museu de São Roque, durante a visita guiada à exposição A Encomenda Prodigiosa , cruzei-me com um conjunto de figuras de madeira que depois de consultar a legenda fiquei a saber tratarem-se de Esculturas de Roca, que são de origem portuguesa, dos séculos XVII e XVIII e que foram feitas em madeira policromada.


























Fiquei a pensar na razão pela qual estas peças em madeira, feitas à imagem da figura humana, me atraíram ao ponto de as querer desenhar.

2013_06_30 Museu de São Roque


















Ter a liberdade total para desenhar dentro de um museu é uma oportunidade única tão variados são os motivos de interesse. Ficar a conhecer o panorama sobre Lisboa, que esse museu oferece à prática do desenho, é a confirmação duma visita ao museu de São Roque que valeu a pena.