2013_09_10 Praça dos Restauradores











Construído como sala de cinema foi neste edifício que entre 1951 e 1996 funcionou o cinema Condes. Em 2003 foi convertido no Hard Rock Cafe de Lisboa.

2013_09_08 Av.Fontes Pereira de Melo

























No século XIX a promoção das Obras Públicas sofreu um grande impulso e Fontes Pereira de Melo era o ministro. A meio da avenida com o seu nome sobressai aquele que durante anos foi considerado o edifício mais alto de Lisboa.

2013_09_06 Avenida















Inaugurada em 28 de Abril de 1886 a Av. da Liberdade foi traçada segundo projecto do engenheiro Frederico Ressano Garcia. 

A estação de metro da Avenida é uma das onze estações pertencentes à rede original do Metro de Lisboa, e foi inaugurada a 29 de dezembro de 1959.

2013_09_14 Assembleia da República










Durante o encontro na Assembleia da República a assistir à peça Kohlhaas, adaptação para teatro de um texto de Henrich Von Kleist com interpretação de Marco Baliani.

2013_09_14 Praça das Flores
















O 43º Encontro dos USK Portugal decorreu integrado no Festival Todos. Na Praça das Flores foi possível assistir à actuação da Jaipur Maharaja Brass Band.

2013_09_04 Praça dos Restauradores















O (restaurador) que está mais presente na minha memória é o Olex mas a wikipédia diz que o obelisco da Praça dos Restauradores, foi inaugurado em 1886 para comemorar a restauração em 1640 da independência em relação a Espanha. Oléxxx...

2013_08_28 Terreiro do Paço









Embalada pela proximidade das eleições a Baixa de Lisboa não para de mudar. A estátua do Dom José acabou de ser restaurada, o miradouro do arco da Rua Augusta já está aberto ao público, a ligação ao Cais do Sodré pela Ribeira das Naus avança rapidamente e os carros já circulam na Rua do Ouro.

2013_08_29 Praça Dom João da Câmara









Às vezes os cadernos vêm-me parar às mãos com formatos pouco convencionais. Não tendo uma apetência especial por um formato em particular, encaro estas ocasiões como oportunidades para experimentar. O formato mini-panorâmico tem-me levado à procura de espaços abertos (praças ou vistas panorâmicas) e tem-me obrigado a simplificar os desenhos. Levou tempo até começar a adequar os volumes à medida da folha. E quando me sinto confortável a adaptar o desenho à folha é sinal que o caderno está chegar ao fim. Vou sentir a falta deste caderno.

2013_08_31 Castelejo

























Parte central do castelo de São Jorge o castelejo era acedido por ponte levadiça e defendido por um fosso e barbacã (o muro colocado à frente das muralhas e que servia para defender o fosso).


2013_08_31 Castelo de São Jorge

















No dia da inauguração do elevador do Castelo que liga a Rua dos Fanqueiros ao Mercado do Chão do Loureiro, o Castelo de São Jorge foi assaltado pelo workshop de Diários Gráficos do Richard Câmara. Um dos exercícios foi desenho de observação usando três cores diferentes.