2015_09_26 a(Riscar o património)



a)Riscar o Património/Heritage Sketching é uma iniciativa da DGPC – Direção-Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, integrada nas Jornadas Europeias do Património, que decorrem todos os anos em todo o país, durante o mês de Setembro.
Estes desenhos foram feitos na Fábrica dos Leões em Évora onde o grupo foi recebido pelo Luis Ançã e pelos Évorasketchers
O edifício foi construído em 1916 e manteve-se em funcionamento até 1993, detendo um importante papel na industria de moagem alentejana durante o séc. XX. A antiga Fábrica dos Leões foi adquirida pela Universidade de Évora, em 1997, que decide reconverter o espaço para instalação do Departamento de Arquitetura, Artes Cénicas e Artes Visuais, sendo a obra concluída em 2010. 
   http://www.arquiteturaportuguesa.pt/complexo-das-artes-e-da-arquitetura-da-universidade-da-evora/
Nos desenhos de exterior que fiz procurei o contraste entre o velho edifício e os novos volumes construídos e perceber como funciona o conjunto final.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Rosário. A Fábrica dos Leões foi uma excelente escolha como exemplo de reabilitação para outros usos de património desactivado.

      Eliminar
  2. Estupendo enquadramento histórico, e descrição escrita e desenhada de "alta precisão". E o edifício valeu bem a pena o dia inteiro passado a desenhá-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um dia em cheio.
      Se pudesse voltar atrás não punha tantos desenhos na mesma dupla página dos desenhos da manhã.

      Eliminar