2015_11_28 As ecolines primárias

Com com as três cores primárias é possível construir a roda das cores mas não é habitual ir desenhar e levar só estas três cores. 
Foi esta a proposta na letra E do Alfabeto Lisboeta
Primeiro escolher um quadrado de cor e usando amarelo, magenta e cyan construir cores até igualar a escolha inicial.

Usámos ecoline e pincéis.
Para corrigir o excesso de água no pincel costumo ter por perto um lenço ou um guardanapo de papel. No fim da sessão o guardanapo tinha uma simetria de manchas de cor muito original.













Proposta final com vista para o Tejo.
Esboço a lápis, colocar as manchas de cor construídas a partir das cores primárias e finalizar com caneta.

2015_11_14 Um ano a desenhar para o futuro

Desenhos de ontem no Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras e no Jardim das Amoreiras durante a oficina de Um ano a desenhar para o futuro, uma iniciativa da casa-atelier Vieira da Silva.
Depois de uma introdução ao seu percurso no desenho o Vicente Sardinha lançou três propostas de desenho:

 1. Escolher o motivo principal do desenho e depois ir desenhando os outros elementos a volta deste.


2. Começar o desenho de um lado da página e ir 'varrendo' a vista escolhida para dentro da página


3. Fazer o desenho sem levantar a caneta


Foi um prazer desenhar com o Vicente e conhecer melhor o seu método de trabalho.

2015_11_02 O leitor


Encontrar alguém a ler um livro sabendo que está a ser desenhado não é habitual.
Para quem desenha é libertador não ter que gerir a tensão de desenhar um desconhecido.
O Rui foi um dos performers do Desenho Cru , uma iniciativa de desenho na primeira segunda feira de todos os meses na qual os modelos têm também uma acção de interacção com os desenhadores.

2015_10_31 O Castelo Cyan



A terceira sessão do Alfabeto Lisboeta que decorreu no Castelo de São Jorge foi dedicada à cor Cyan.
Neste desenho a proposta foi adicionar ao cyan a cor amarela para obter um azul esverdeado e adicionar também carmin para obter tons mais perto do violeta.
Num recanto mais calmo junto às muralhas do Castelo foi com estes tons que o desenho foi feito.