2015_02_08 Sinagoga de Lisboa

A Sinagoga Shaaré Tikva, "Portões da Esperança", passa despercebida a quem circula na rua. Só depois de franquear o portão surge a fachada do edifício, um projecto de 1897, da autoria do arquitecto Miguel Ventura Terra inaugurado em 1904. A sinagoga foi construída sem fachada para a rua, uma vez a lei de então proibia a visibilidade pública de qualquer templo não católico.



Era manhã cedo e a sinagoga estava deserta.
No exterior não consegui uma distância da fachada suficiente para uma boa perspectiva pelo que com o yarmulke (solidéu) na cabeça fui desenhar no interior da sinagoga.



No interior destaca-se ao centro o bimá (estrado) e o almemór (mesa), identificando o local da celebração, bem como o ehal (santuário) onde se guardam os rolos da lei, ou Torah.




Os desenhos foram feitos no âmbito do projecto “Registos Gráficos de Interreligiosidade” um complemento à exposição "Narrativas de Interculturalidade" na Casa dos Mundos uma exposição sobre religiões em Lisboa, organizada pelo GLEM (Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos) e os Urban Sketchers Portugal.

4 comentários:

  1. E assim com os bonitos desenhos ficamos a conhecer um pouco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rosário. Foi uma verdadeira surpresa entrar num espaço tão reservado e que desconhecia por completo.

      Eliminar
  2. Algum motivo especial para não postar estes inriveis desenhos no blog UskP?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de o fazer depois de umas alterações ao texto e de decidir só publicar dois dos quatro desenhos porque já há muito desenho publicado.

      Eliminar